Nicko Mcbrain fala sobre decisão de aposentar e confirma autobiografia

O baterista Nicko McBrain deu sua primeira entrevista após se despedir dos palcos com o Iron Maiden no final do ano passado. Ele conversou com o Chaoszine, da Finlândia, e, durante o bate-papo, falou sinceramente sobre como tem se sentido desde o último show da banda, realizado em São Paulo. 

Sobre como ele está se sentindo, menos de dois meses depois de fazer seu último show com o Maiden, Nicko disse ao Chaoszine: 

"Emoções misturadas, obviamente. Tomar a decisão de se afastar da turnê foi – foi fácil na época, indo para o final da turnê. Eu meio que me decidi quando chegamos à América do Norte e conversei com os meninos sobre isso, principalmente Steve [Harris, baixista do Maiden] e depois com a gerência. E todo mundo disse: 'Ok. Se é isso que você quer fazer, nós entendemos', tendo minha deficiência, desde meu derrame e coisas assim. Então, tendo dito isso, eu me levanto alguns dias e fico tipo, 'Vou perder a próxima turnê e não vou poder sair na estrada'. "Foi uma decisão fácil, mas gostaria de ainda poder tocar com os caras", acrescentou. "Eu gostaria de ter minha plena forma."

Perguntado se a turnê "The Future Past" do Maiden foi uma turnê difícil para ele fazer no geral, Nicko disse: 

"Foi. Mantivemos o mesmo tipo de cronograma, como show, dia de viagem, show, dia de viagem, show, dois dias de folga ou um dia de folga, dia de viagem, esse tipo de coisa. E isso me afetou. Foi bom no ano retrasado, em 23. E ainda era bom [em 2024], mas senti que não poderia dar cem por cento, certamente em 'Trooper' e outras músicas. E nós nos viramos, passamos por isso bem, mas eu senti que não estava sendo capaz de conduzir a banda como eu queria, embora eu tivesse um personal trainer na estrada no final da turnê norte-americana... Não tivemos dias de descanso. Se fizéssemos dois shows seguidos, teríamos um dia de viagem e depois um dia inteiro de folga. Estava funcionando bem para mim. Eu estava gostando de ter esse lado físico do treinamento. Eu não estava levantando tanto peso; Foram muitos alongamentos de ioga, muitas coisas assim, tentando recuperar minha agilidade mental com coordenação. Fizemos muitas coisas juntos para melhorar as sinapses no cérebro para que voltassem a funcionar. E estava indo bem, mas foi apenas uma luta para mim. E eu pensei: 'Sabe, na minha idade, vou dar um passo atrás e deixar outra pessoa tomar as rédeas.'"

Questionado se foi difícil para ele passar pela turnê por causa disso, Nicko, que se converteu ao cristianismo em 1999, disse: 

"Não, de jeito nenhum. Bem, apenas a partir do ponto - quando você se acostuma a ser capaz de fazer algo por, tipo, 50 anos de sua carreira, e então Deus me deu um derrame, mas eu ainda estou aqui. Ainda estou de pé dois anos depois. Mas tive muita sorte no fato de ter ótimos terapeutas que me ajudaram nisso no começo. Eu basicamente senti que... A sensação que tive foi que estava frustrado porque sei que poderia fazer coisas, mas não conseguia fazer isso física ou mentalmente, porque há muitas coisas acontecendo."

Pensando sobre quando ele exatamente tomou a decisão de se aposentar das turnês com o Maiden, Nicko disse: 

"Foi algo que eu tinha pensado em 23. Eu estava pensando depois do final da turnê, eu estava pensando: 'Bem, devo anunciar isso para a banda então?' Mas eu pensei: 'Não, eu vou passar pela turnê 'The Future Past' e depois veremos. E vamos tirar isso do caminho primeiro. E quando chegamos à turnê norte-americana, pensei: 'É hora de desligar, Nick'. Não foi uma decisão fácil de forma alguma, mas foi a melhor - foi a melhor decisão no final do dia. É certo que tenho dias bons e dias ruins, e os dias ruins são quando eu sinto: 'Oh, eu não vou mais estar nesses palcos olhando para esses nossos fãs maravilhosos por todos esses anos', mas no final do dia, é por isso que eu não estou fazendo isso. Não é por isso que estou fazendo isso, na verdade - não estou fazendo isso porque foi demais para mim."

McBrain também confirmou que há planos provisórios para ele escrever uma autobiografia que se aprofundará em sua vida, incluindo sua aposentadoria do Maiden. "Sim, estamos à beira disso", disse ele. "Sim, já foi falado. Sim. Fique de olho."

Em 2025, a banda dará início à turnê "Run For Your Lives", que comemora seus 50 anos de existência. Simon Dawson, que já toca com o baixista Steve Harris no British Lion, será o novo baterista. Embora Nicko McBrain continue sendo um membro oficial do grupo, ele não participará das apresentações ao vivo.