Enquanto o Iron Maiden se prepara para comemorar seu 50º aniversário em 2025 com a enorme turnê Run For Your Lives, o baixista e líder da banda, Steve Harris, disse ao MusicRadar que eles planejam sim continuar nos próximos anos.
Em 7 de dezembro, o baterista Nicko McBrain anunciou sua aposentadoria das turnês após 42 anos na banda, mas o Maiden não perdeu tempo em revelar o substituto dele - Simon Dawson, que toca na outra banda de Harris, o British Lion.
E Steve Harris está confiante de que o Maiden ainda tem muito gás pra queimar:
"É incrível que essa banda exista há 50 anos. Quando você realmente pensa sobre isso, é insano. Quantas músicas fizemos, quantos álbuns, quantas turnês... é ultrajante. E é fantástico ver tantos jovens na plateia agora. Alguns shows que fizemos recentemente, tivemos jovens, jovens de verdade, como nove ou dez anos de idade, e depois alguns outros como adolescentes ou vinte e poucos anos. Então, ainda estamos gerando novos fãs o tempo todo. E acho que é porque fazemos um show bom e divertido. Ainda estamos tocando muito bem. E para todos aqueles jovens que aparecem, acho que muitos deles - ouso dizer - não acho que tenham visto nada parecido. Estamos vendo todos esses jovens na primeira fila, e eles devem pensar que somos velhos agora. Bem, nós somos, eu suponho! Você sabe, quando eu tinha 17 anos, pensava que ter 25 era ser velho!"
Harris agora tem 68 anos, mas se mantém em forma praticando esportes.
"Eu ainda jogo futebol. Joguei duas vezes na Austrália durante a última turnê. Também joguei tênis algumas vezes nesta turnê. E eu venci esse cara que estava na casa dos vinte anos. Então eu ainda estou fazendo algo certo, eu acho. Do jeito que eu vejo, você tem que fazer isso enquanto você ainda pode fazer fisicamente. Embora eu diga, eu vi vídeos meus jogando futebol, correndo pela ala, e acho que sou muito rápido, mas quando você assiste ao vídeo de volta, é como, 'Oh merda! Não é tão rápido assim.' Mas é diferente com a banda."
Ele cita Mick Jagger, agora com 81 anos, como o exemplo perfeito de um astro do rock veterano ainda capaz de se apresentar em alto nível. E ele acrescenta, com a língua firmemente na bochecha, que ele pode obter algumas dicas de condicionamento físico de Jagger agora que há uma conexão familiar entre o Maiden e os Rolling Stones após o casamento neste verão da filha de Harris, Faye, com o filho de Ronnie Wood, Tyrone.
"Mick Jagger estabeleceu o padrão, em termos de condicionamento físico. Não sei o que ele faz exatamente, em termos de dieta, para se manter em forma, mas ele está em boa forma. E eu sou sogro com Ronnie agora, então eu provavelmente poderia perguntar a ele e descobrir! Ele é um cara muito legal, o Ronnie. A primeira vez que o encontrei foi quando ele veio assistir o Maiden e ele é ótimo, muito pé no chão."
Quanto ao futuro do Iron Maiden e do British Lion, Harris diz que está feliz em continuar em turnê com as duas bandas pelo maior tempo possível.
"O engraçado é que, quando eu saio com o British Lion e estamos tocando em clubes, é a mesma coisa que eu fiz com o Maiden no começo. Eu senti falta desse tipo de desafio, daquela era de não saber se as pessoas vão aparecer ou não, e tentar colocar o maior número possível de pessoas. Eu tinha mais borboletas no estômago naquela época com o Maiden, porque não tinha certeza do que iria conseguir. E eu gosto dessa sensação - não as borboletas, necessariamente, mas eu gosto da sensação do desafio. E eu adoro fazer as duas coisas - Maiden e British Lion - porque sou o tipo de pessoa que gosta de se manter ocupada. Estou sempre fazendo uma coisa ou outra, sempre em movimento".
"Onde eu moro nas Bahamas, é incrível, mas não consigo passar mais de 30 ou 40 minutos na praia. Eu moro lá há muito tempo. Eu sempre quis morar depois que fizemos álbuns lá [Iron Maiden gravou álbuns nos estúdios Compass Point em Nassau, capital das Bahamas]. Morando lá, pensei que poderia me ajudar a relaxar um pouco. E isso me fez relaxar um pouco. Mas assim que chego em casa, já estou pensando na próxima turnê - e isso é ótimo, porque é o que eu amo fazer."