O croata Stjepan Juras, autor de livros sobre o Iron Maiden e atual responsável pela carreira de Paul Di’Anno, desabafou no Facebook sobre a gestão financeira irresponsável do ex-vocalista da banda.
Confira o texto na íntegra:
"Em menos de dois anos, Paul Di'Anno fez cerca de 120 shows em 4 continentes. Dos shows, os últimos no México (enquanto eu estava lá) foram não pagos, assim como três e meio shows na Argentina em 2024. Ainda assim, isso é um mínimo de 110 ou mais shows pagos. Não falarei sobre a renda aqui, mas é bastante claro que a renda de Paul dos shows não foi pequena. Quanto desse dinheiro foi gasto em tratamentos na Croácia? Nada! Onde está esse dinheiro? Quem sabe? Sumiu. O que sei é que há um rastro de transações para cada pagamento e que tudo foi para Paul. Quando peço que ele me ajude a financiar tudo isso na Croácia, recebo a resposta de que não há dinheiro, que foi gasto no aluguel do apartamento e é só isso. Com esse tipo de dinheiro na Croácia, você pode comprar um apartamento muito bom e NÃO ENTENDO como poderia ter sido gasto, mesmo no Reino Unido. Vamos adicionar a isso os pagamentos de mercadorias, etc., a soma não é pequena, acredite em mim."
"Para essa chegada à Croácia, eu garanti 5000 Euros, ou seja, parte do dinheiro que economizei após a última turnê na América do Sul e que não paguei na conta de Paul, mas disse a ele que guardaria e usaria para pagar os custos de seu tratamento. Se eu tivesse dado esse dinheiro a ele para "guardar" para sua saúde, nunca o teria visto novamente."
"E assim... Aos poucos, chegamos ao ponto em que Paul está em má forma e precisa voltar ao tratamento. Na verdade, Paul está muito perto de caminhar, mas o problema é que leva cerca de 3, 4 meses de exercícios de tratamento constantes. Há um lar de cuidados fantástico em Zagreb, que parece mais um hotel de luxo do que um lar de cuidados. O preço mensal de um quarto onde ele estaria sozinho, sem ninguém, é de aprox. 2300 Euros por mês com desconto. Esses 2.300 Euros incluem tratamentos diários por um fisioterapeuta, duas visitas de médico durante a semana, enfermeiros e cuidadores 24/7, 5 refeições por dia, lavanderia, Internet e todos os tipos de trocas de curativos, assistência para tomar banho, terapias médicas, etc."
"Então, tudo por 2.300 Euros por mês, no entanto, deve ser reservado com antecedência, o que eu fiz. Paul recusou, e como motivo afirmou que não gosta de estar em um lar de cuidados, porque então se sente mentalmente mal, porque está entre pessoas idosas, algumas das quais estão doentes, etc. Lembro que ele estaria no terceiro andar desse lar de cuidados, onde só há pessoas idosas ricas, que decidiram passar o resto de suas vidas lá, e não pessoas doentes internadas em uma instituição. Esse lar de cuidados tem um cinema, uma loja, um grande quintal, um pub, uma barbearia, etc. e é grande e arejado. Embora fumar seja estritamente proibido, Paul foi mal visto. Então lembre-se do número. 2300 Euros (aprox. 2500 Euros pelos 37 dias que Paul estará lá), e seu amigo e membro da equipe Max, que eu também pago para ajudá-lo, está a apenas 5 minutos de carro."
"Paul me pediu para reservar o Hotel Westin para ele, que está localizado no centro de Zagreb, porque apenas hotéis 5 estrelas têm quartos adaptados adequados (o que é verdade), então há apenas Hilton, Esplanade e alguns mais, cujos preços são geralmente os mesmos, e nesta época do ano é cerca de 200 Euros, sem café da manhã. Veja a captura de tela. Isso significaria que a prestação mensal para a estadia de Paul seria de 6000 Euros, mas enviei vários e-mails e literalmente implorei à administração para reduzir os preços e, no final, eles me concederam um desconto de 50%, ou seja, um preço de 100 Euros por dia e isso com café da manhã, que pelos 37 dias totalizaria 3700 Euros."
"Então aqui a acomodação é 3700 Euros, no entanto, nada está incluído; sem médicos, sem enfermeiros, sem terapeutas, sem cuidadores, sem lavanderia, sem comida, sem bebidas, nada... Quando você está em um hotel, não está em um lar de cuidados, o que significa que os terapeutas têm que vir de carro todos os dias. O preço de cada é 50 Euros por dia com desconto, e como Paul precisa de trabalho quase diário com ambos, 3 dias por semana x 100 Euros equivale a 500 Euros. No entanto, às vezes um deles tira uma folga diária, então o valor semanal é de cerca de 400 Euros."
"O valor para cerca de 5 semanas de trabalho sobe para 2000 Euros. Adicione a isso o transporte de e para o aeroporto com um carro adaptado. O valor é de 100 Euros para duas viagens. Vamos adicionar a isso mais 60 Euros para o carro adaptado por todo o dia, que pegamos quando ele foi à clínica e fazer compras. Chegamos a uma cifra de 5860. Não incluirei o custo de comida e bebida nisso, pois Paul está pagando por isso sozinho. Depois disso, vamos adicionar o preço dos enfermeiros, porque em várias ocasiões tivemos que chamar enfermeiros para trocas de curativos, o preço de ir à clínica, etc... Os custos estão disparando."
"E isso me leva à situação em que tenho 5000 Euros para pagar suas despesas, e o preço é muito maior do que isso. Quando perguntei a Paul se eu poderia pegar parte do dinheiro adiantado para a Colômbia e a Polônia, ele disse que não tocasse nesse dinheiro, que ele precisa para aluguel, etc. E no final, o que você acha, de quem é o dinheiro que vou gastar para pagar tudo até o fim? Meu dinheiro pessoal. Também tentarei vender algumas camisetas e CDs no evento em Zagreb, mas é isso. Não há outras fontes, exceto meu próprio dinheiro."
"E agora chegamos ao momento em que Paul me diz que precisa de um banheiro remoto (então comprei um para ele), depois um puff para suporte de perna, etc, etc. De onde veio o dinheiro? Ele sabe que não há dinheiro? Ele sabe, porque eu disse a ele várias vezes, mas ele parece não se importar, porque acredita que o dinheiro virá de algum lugar. Porque Stjepan Juras é um mago que inventará algo. E então, alguns dias atrás, ele me disse que precisa de uma pessoa que o acorde todos os dias às 7 da manhã e o mova da cama para a cadeira de rodas e à noite por volta das 11 da noite o mova da cadeira de rodas para a cama. A propósito, a pessoa deve saber inglês, deve ser forte o suficiente para fazer isso, deve estar disponível de manhã à noite, dependendo dos desejos de Paul. É impossível encontrar uma pessoa assim. Por enquanto, foi apenas temporariamente Max, que é amigo de Paul e meu e que é uma pessoa muito boa e também é pago por sua ajuda. Depois dele, foi outro amigo, Tom, que então teve lumbago e teve que desistir. Também pago por isso."
"E agora, a partir de segunda-feira, não tenho uma pessoa para fazer isso. Tenho certeza de que vou conseguir, como fiz até agora, no entanto, Paul afirma em suas postagens no Facebook que está sob estresse porque não está assegurado, e ele conscientemente e por conta própria recusou um lar de cuidados onde tudo teria sido incluído no preço. E então pessoas que não têm ideia do que está acontecendo se apegam a isso e começam a me atacar, mas isso não é minha culpa e estou gastando meus próprios recursos para ajudar Paul. Eu pago por serviços de táxi para o hotel, sempre que ele me chama para ajudar, eu pago pela lavanderia e um desinfetante para suas roupas. Eu pago todos os custos extras, etc. E depois disso, sempre há alguém que me ataca, se não diretamente, então com luvas, mas claro o suficiente para saber quem é, e Paul geralmente não vem em minha defesa. Claro que vou surtar e mandar tudo para o inferno."
"Para completar, Paul continuou pedindo que eu encontrasse uma enfermeira para ele para que ela pudesse dar banho nele. Organizamos tudo para hoje às 5 da tarde e a enfermeira veio, no entanto Paul (que sabia que seria bem nessa hora), disse à enfermeira que não estava de bom humor e não queria tomar banho. Claro, a enfermeira veio e eu terei que pagar pela chegada dela de qualquer maneira, porque por que alguém gastaria seu tempo ajudando alguém que não quer ajuda hoje, quando é feriado na Croácia? Eu entendo PTSD e depressão e doença, mas isso não é desculpa para me colocar em uma posição de enlouquecer."
"Espero que você entenda o que estou escrevendo e agora veja a razão pela qual eu DEVO escrever um livro sobre tudo isso. NINGUÉM vai me impedir de publicar um livro, porque tenho evidências corroboradas para tudo o que escrevi. Tenho que me proteger e proteger minha família, porque não precisamos de tudo isso. Bem, pense sobre tudo e o que tenho que lidar. Eu só tenho que cumprir os desejos dos outros, e ninguém pergunta de onde eu tiro o dinheiro para isso, porque eu sou um mago e vou conseguir de alguma forma. Bem, não vou. Que alguém mais cuide da saúde, e eu cuidarei dos negócios".
Tradução: Whiplash.Net