O Iron Maiden firmou uma parceria com a distribuidora e importadora Ehrmanns Wine para lançar no mercado um novo vinho da banda. Inspirando-se na música Darkest Hour, do álbum Senjutsu (2021), o vinho Iron Maiden Darkest Red é um Douro DOC (também da colheita de 2021) um tinto produzido pelo histórico produtor português Van Zeller Wine Collection.
Ao lançar o novo produto na feira ProWein, o chefe de vendas da Ehrmanns Wine, Paul Daniell, disse que a banda manifestou interesse nos outros vinhos portugueses da empresa e também que foi uma feliz coincidência que o vocalista Bruce Dickinson tenha falado na conferência Wine Future, em Coimbra, no ano passado, enquanto este vinho de mesa português estava em desenvolvimento.
“Isso está em andamento há um ano. Escolhemos o Douro DOC porque está em crescimento. Há um burburinho sobre os vinhos portugueses. Se fizéssemos outro Malbec, seria apenas outro Malbec – isso é algo diferente. É um vinho disruptivo numa categoria disruptiva.”
“Queríamos fazer algo inesperado. Você pode não pensar em uma banda de rock para uma marca de vinho – tinha que ser a combinação certa. Kylie Minogue trabalha com rosé, tinha que ser tinto, mas não queríamos que fosse muito óbvio”, acrescentou o chefe de marketing Keith Lay.
A banda também esteve envolvida no processo de escolha do vinho, assim como Bruce Dickinson esteve no lançamento da marca de cerveja Trooper da cervejaria Robinsons.
“Bruce é um cara sem meias medidas”, sugeriu Daniell.
O blend, composto por uvas tintas indígenas do Douro, incluindo Touriga Nacional e Tinta Roriz (mais conhecida como Tempranillo), foi amadurecido em barricas de Porto Velho durante 6-9 meses e atinge 13,5% ABV.
Embora seja para uma banda de heavy metal, o vinho em si se volta para o lado mais leve em termos de frescor, embora com um forte caráter de fruta preta e uma cor escura condizente com seu nome. “Queríamos um tinto comercial que fosse fácil de beber e tivesse taninos suaves”, explicou Daniell.
Mas, além do conteúdo, a garrafa em si é um ponto-chave de venda. Ostentando a mais recente versão do 'Eddie', o mascote icônico da banda que aparece no papel enrolado na garrafa. A imagem específica de Eddie usada é a da atual turnê global do Iron Maiden, The Future Past.
“É um presente para os preguiçosos”, brincou Daniell. “Já está embrulhado!” As garrafas expostas na ProWein ainda vinham com uma etiqueta para presente já anexada.
De acordo com dados fornecidos pela Ehrmanns Wine, os fãs do Iron Maiden gastam, em média, muito mais em mercadorias do que outros frequentadores de shows, gastando £ 32,79 em comparação com £ 4,45.
Embora seja para uma banda de heavy metal, o vinho em si se volta para o lado mais leve em termos de frescor, embora com um forte caráter de fruta preta e uma cor escura condizente com seu nome. “Queríamos um tinto comercial que fosse fácil de beber e tivesse taninos suaves”, explicou Daniell.
Mas, além do conteúdo, a garrafa em si é um ponto-chave de venda. Ostentando a mais recente versão do 'Eddie', o mascote icônico da banda que aparece no papel enrolado na garrafa. A imagem específica de Eddie usada é a da atual turnê global do Iron Maiden, The Future Past.
“É um presente para os preguiçosos”, brincou Daniell. “Já está embrulhado!” As garrafas expostas na ProWein ainda vinham com uma etiqueta para presente já anexada.
De acordo com dados fornecidos pela Ehrmanns Wine, os fãs do Iron Maiden gastam, em média, muito mais em mercadorias do que outros frequentadores de shows, gastando £ 32,79 em comparação com £ 4,45.
Se o vinho, que tem um preço sugerido de cerca de £ 12, será disponibilizado aos fãs da banda nos shows do Iron Maiden ainda não está claro, mas foi sugerido que, dado o design marcante da garrafa, ela tem apelo tanto como item de colecionador quanto no canal off-trade em particular.
“As pessoas não vão jogar a garrafa fora depois, elas vão guardá-la na prateleira”, opinou Daniell.
Observou-se também que, apesar da banda comemorar seu meio século no próximo ano, a faixa etária de sua base de fãs e a popularidade contínua de Eddie em camisetas e pôsteres, mesmo entre as gerações mais jovens, significa que a Ehrmanns Wine está confiante de que o Darkest Red pode ajudar de alguma forma a quebrar o grupo demográfico mais elusivo para a indústria do vinho – a Geração Z.
“As pessoas não vão jogar a garrafa fora depois, elas vão guardá-la na prateleira”, opinou Daniell.
Observou-se também que, apesar da banda comemorar seu meio século no próximo ano, a faixa etária de sua base de fãs e a popularidade contínua de Eddie em camisetas e pôsteres, mesmo entre as gerações mais jovens, significa que a Ehrmanns Wine está confiante de que o Darkest Red pode ajudar de alguma forma a quebrar o grupo demográfico mais elusivo para a indústria do vinho – a Geração Z.
Fonte: The Drinks Business