Fã do Iron Maiden em estado terminal realiza último desejo no Wacken Open Air

Essa é uma daquelas histórias para encher o nosso coração de esperança. Michael, um fã do Iron Maiden de 65 anos, portador de uma doença terminal, conseguiu realizar seu sonho de ver a banda no festival Wacken Open Air. Mas essa é uma longa história... 

Por Gunnar Christiansen 
Realizador de desejos

Wacken - faça chuva e faça sol!
Queridas pessoas, queridos Metalheads...

Que incríveis 36 horas para nosso passageiro Michael e sua família. Por onde começo?

A viagem para Wacken havia sido muito planejada por algumas semanas; anteontem, um dia antes da grande noite, depois do feedback amargo, mas compreensível, dos organizadores, infelizmente nada iria acontecer este ano. Muita chuva, lama e desafios. A chamada com o triste cancelamento do nosso passageiro na tarde de quinta-feira encerrava tudo.

E nos bastidores? Nina e eu também recebemos a mensagem de que não deveríamos ir ao Wacken com Michael na sexta-feira à noite. Mas não poderia ser assim. Precisaríamos de um plano B.

Após uma breve votação, decidimos procurar uma solução alternativa para permitir ao Michael pelo menos "algum Wacken 2023". Escrevi um post em dois grupos do Wacken no Facebook e em pouco tempo meu inbox, os comentários e também o telefone da nossa coordenadora explodiram. Todos queriam ajudar e trabalhar em uma solução.

Helicópteros foram colocados em jogo, veículos agrícolas de todos os tipos, Michael surfando em um bote de borracha estava tanto na lista de ideias (embora bem longe) quanto uma viagem alternativa ao Hungry Wolf (aeroporto de Wacken) para assistir de lá no telão. Tinha que funcionar de alguma forma!

Entre os muitos comentários e mensagens estavam alguns da família "Blaulicht" (Serviço de Emergência da Alemanha). Pessoas que, como nós, trabalham no serviço de resgate. E então liguei várias vezes para Tim na noite de quinta-feira, que, junto com seus colegas atrás do palco Harder, é responsável pela coordenação dos serviços de emergência. "Vamos encontrar uma solução, Michael e sua família vão ver o Iron Maiden amanhã!"

Voltamos a falar com Michael na noite de quinta-feira com esta ótima notícia... que montanha-russa de emoções!

No final da tarde de sexta-feira, Nina e eu chegamos na casa de Michael no carro dos desejos. Lágrimas de entusiasmo e emoção rolaram, a alegria era tanta que as coisas deveriam mesmo começar agora. A melhor camisa do Maiden foi vestida e, sobre ela, a jaqueta com os muitos patches e fitas das visitas anteriores do Wacken. Cozy deitou-se na maca e lá fomos nós em direção ao Solo Sagrado.

Os vizinhos fizeram fila e mostraram com entusiasmo a saudação do Wacken, enquanto nosso passageiro teve que processar todas as impressões que iam chegando, radiante de felicidade. No caminho houve uma cervejinha em bom estilo e dos alto-falantes saiu… Iron Maiden, claro! 

Ao mesmo tempo, alguns telefonemas com Tim; Tudo parecia bom!


Quando chegamos a Wacken, Tim nos guiou com a equipe, passando por inúmeros seguranças, logo atrás do grande Harder Stage. Loucura; então realmente funciona!

Às 20h30, empurramos Michael na maca em direção ao palco pela primeira vez. Que atmosfera quando você está cara a cara com dezenas de milhares de fãs. Tantas impressões, lágrimas de felicidade, alegria, mas também tristeza.

Decidimos juntos parar por um momento no carro dos sonhos e reunir forças para as próximas horas.


Às 20h55, pouco antes do show começar, voltamos ao palco com a maca. Todos os socorristas formaram uma treliça à direita e à esquerda, através da qual poderíamos empurrar Michael até o palco.

O palco bem à nossa frente, duas grandes telas diagonalmente à nossa direita, dezenas de milhares de fãs atrás da barreira à nossa esquerda. Todos podem imaginar as emoções que desencadearam em Michael e sua família. Puro arrepio, também para Nina e para mim.

Havia camisas do Wacken como presentes, até mesmo patches para seu manto.

E o Maiden nem tinha começado a tocar ainda...

Michael gostou muito do show. Cantamos junto, rimos, choramos e absorvemos cada segundo. Os amigos puderam vir e aproveitar o momento com ele e sua família e todos os membros de nossa família Blaulicht cuidaram dele para que ele pudesse realmente aproveitar a noite.


Com a última nota da última música, a treliça voltou ao vagão dos desejos. Que noite incrível... e eram apenas 23h. Tim nos escoltou com segurança para fora do local para que pudéssemos começar nossa jornada de volta para casa. Antes disso, um unicórnio inflável chegou até nós surfando na plateia.

Por volta da meia-noite bateu a fome e assim fomos de carro até o restaurante com a "gaivota dourada". No carro dos desejos, você pode comer hambúrgueres até meia-noite! Depois de uma noite assim, vale tudo.

Ele continuou; Já era 1h30 da manhã quando fomos parados por dois carros de bombeiros a poucos quilômetros da casa de Michael. Um certo cansaço feliz acabava de se instalar no carro, o que vem a seguir?

Antes mesmo que eu pudesse dizer qualquer coisa ao bombeiro com a espátula, ele veio: "Nós somos sua escolta para casa." Os colegas de Michael do corpo de bombeiros estavam esperando por nós aqui e então passamos pela noite escura até a porta da frente com Blaulicht. E lá estavam os vizinhos também, com a saudação do Wacken.

Que outra surpresa esta noite. Provavelmente não precisamos escrever muito mais sobre as emoções que tudo isso desencadeia. 

Por volta das 2 da manhã, Nina e eu nos despedimos de Michael e sua família e voltamos para casa.

Caro Michael, querida Christel e querida Anna: Desejamos tudo de melhor e estamos muito felizes com esta extraordinária viagem dos sonhos.

Gostaria de agradecer a Tim e Björn e a todos os outros colegas da família Blaulicht, que nos apoiaram de forma tão incrível e sem os quais esta noite não teria sido possível. Obrigado!