O vocalista expressou sua tristeza com a recente tragédia que ocorreu poucos dias depois dos veteranos do Metal terem tocado na cidade de Oslo, onde se deram os ataques.
Ele disse à plateia: "Nós tocamos em Belfast (Irlanda do Norte) algumas noites atrás e você sempre fica sabendo dos conflitos com a religião. Mas não importa se você é católico ou protestante ou a qual religião ou raça você pertença, se você é roxo com manchas pretas, os shows do Iron Maiden unem as pessoas e são sempre um abrigo seguro."
Dickinson continuou: "Mas nossa mais recente viagem para Oslo foi triste e olha só essa merda, esse cara (Breivik) se considera um cristão e vai e faz isso. Que cuzão."
Os veteranos do Metal, que estavam fazendo o penúltimo show de sua turnê mundial ‘The Final Frontier’, incluíram cinco faixas do último disco de estúdio da banda no set, ensanduichadas entre clássicos de seu catálogo. O set incluiu ‘The Trooper’, que viu Dickinson trajando um uniforme militar vermelho e flamular a bandeira do Reino Unido enquanto corria pelo palco.
A banda, que foi saudada pelos gritos de ‘Maiden, Maiden’ ao longo de seu show de duas horas, também trouxe seu mascote Eddie durante ‘The Evil That Men Do’. Depois, uma versão gigante do monstro ergueu-se por trás do baterista Nicko McBrain para a faixa-título do disco de estreia da banda de 1980, ‘Iron Maiden’. O grupo terminou o show com ‘The Number of the Beast’, ‘Hallowed Be Thy Name’ e ‘Running Free’ antes de McBrain arremessar discos [frisbees mesmo, não de música] para a plateia enquanto a banda deixava o palco.
O set list completo do show:
- Satellite 15… The Final Frontier
- El Dorado
- 2 Minutes To Midnight
- The Talisman
- Coming Home
- Dance Of Death
- The Trooper
- The Wicker Man
- Blood Brothers
- When The Wild Wind Blows
- The Evil That Men Do
- Fear Of The Dark
- Iron Maiden
- The Number Of The Beast
- Hallowed Be Thy Name
- Running Free
Os incansáveis bastiões do Metal irão encerrar sua turnê mundial com um segundo show na O2 Arena de Londres hoje, 6 de Agosto.
Fonte: NME / Lokaos