O proprietário da loja, Jason Hadlow, está em evidência em sua comunidade desde que a polícia confiscou a estátua após várias queixas de moradores locais. Hadlow, 46, foi multado em £ 80 e agora terá de enfrentar uma possível ação judicial se não pagar a multa até a próxima semana.
A história teve repercussão mundial, com o senhor Hadlow recebendo pedidos para entrevistas de jornalistas de países como Azerbaijão e Estados Unidos. A campanha que foi batizada de "Free Willy" tem no site de relacionamentos Facebook uma comunidade com cerca de 2.000 membros.
Janick Gers, 53, é um freguês antigo da loja "Simply Dutch", e fez um vista para saber mais detalhes sobre o ocorrido. "Ele estava abismado com a cobertura mundial da história e da campanha. Ele não conseguia acreditar" disse o dono da loja. "É espantoso o modo como a história se espalhou rapidamente." completou Hadlow.
O guitarrista do Iron Maiden ofereceu o seu apoio incondicional à campanha e disse ao proprietário da loja que iria apoiá-lo da maneira que pudesse. Hadlow inclusive sugeriu em tom de brincadeira a realização de um concerto beneficente em favor de Willy, e completou: "Não faria muito mais sentido para a polícia para devolver a coisa, rasgar a multa e colocar um fim a isso, então todos nós podemos seguir com nossas vidas. Isso é ridículo e eu não posso ficar calado sobre isso."
Saiba mais no site da campanha:
http://free-willy.org.uk