Dennis Wilcock foi o segundo vocalista do Iron Maiden, substituiu Paul Day em 1976 e no ano seguinte foi substituído por Paul Di'Anno. Ficou famoso na fase inicial do Iron Maiden, por usar muitos efeitos especiais no palco, tais como sangue, pirotecnias e uma pintura facial semelhante a do Kiss.
Num movimento controverso, Wilcock convenceu Steve Harris a despedir e substituir o restante dos membros da banda, incluindo o guitarrista Dave Murray, inclusive convencendo Harris a contratar um tecladista pela primeira e última vez na história do Iron Maiden. Passados seis meses, Harris viria a despedir Wilcock e o resto da banda, trazendo novamente Dave Murray para o Maiden.
Mesmo tendo feito parte de um momento importante da banda, a maioria dos fãs do Iron Maiden não tem idéia de como é (ou era) a voz de Dennis Wilcock, pois o vocalista não chegou a gravar com o Maiden e suas passagens por outras bandas não tiveram grande repercussão. Porém, com a ajuda dos membros da comunidade Iron Maiden Pub do Orkut, uma banda londrina chamada
Gibraltar, que existiu de
1978 a
1981 e ficou simplesmente esquecida, começa a sair dos arquivos do
Spaceward Studios, o mesmo lugar onde o Iron Maiden gravou
The Soundhouse Tapes.
O
Gibraltar incluiu em suas formações nada menos que
Dennis Wilcock,
Bob Sawyer e
Tony Parsons, todos eles ex-membros do Iron Maiden. A banda se separou em 1981, mas não antes de ter gravado em 1980 uma demo com três músicas: "You Drive Me Crazy", " Mrs. Marshall" e "Sixteen and Loose".
Ricardo Lira, da comunidade Iron Maiden Pub, conseguiu em um trabalho simplesmente fantástico, uma pequena amostra dessa demo. Confira abaixo o som e a voz de
Dennis Wilcock na faixa
"You Drive Me Crazy"!
O
Gibraltar ainda se reuniu brevemente no final dos anos 80 para tocar em uma série de shows beneficentes. O line-up formado para esses shows foi Dennis Wilcok, Tony Miles, Mickey Tickton e o baterista "Spanner", além do guitarrista ex-Bad Company Dave Colwell. Após os shows, Dennis deixou a música.
Fonte: Iron Maiden Pub